sábado, 23 de janeiro de 2010

Renascer



Renascer é voltar de novo e, no entanto, quando se regressa nada é como dantes. Alguma coisa mudou. E porque mudou, agora, os caminhos a percorrer têm outras etapas, com outras características, com outros objectivos. Tudo passa tão depressa que nem damos conta. Hoje uma coisa, amanhã outra e, pouco a pouco, vivemos num mundo diferente, de gente diferente, com ideias diferentes, porque renascer é inovar mesmo sem querer.

Esta tela marca o regresso à pintura. Foi longo o período de pausa. Por isto e por aquilo. Agora preciso de ter os mesmos desejos, a mesma força anímica e a mesma crença. Nestas coisas da arte é como no desporto – treinar, treinar, treinar para estar em forma. Aqui é preciso método, rigor e naturalmente alguma capacidade criativa. O futuro será o juiz e os fruidores os julgadores. Gosto de imaginar contextos paisagísticos e poses banais que, por serem banais, têm o encanto da verdade das coisas. História da Minha Pintura.

E vos deixo com um excerto do poema “A Espantosa Realidade das Cousas” de Alberto Caeiro ( heterónimo de Fernando Pessoa), in “Poemas Inconclusivos”:

“A espantosa realidade das cousas
É a minha descoberta de todos os dias.
Cada cousa é o que é,
E é difícil explicar a alguém quanto isso me alegra,
E quanto isso me basta…”

1 comentário:

  1. "...Nestas coisas da arte é como no desporto – treinar, treinar, treinar para estar em forma..."

    Completamente de acordo.

    "...Aqui é preciso método, rigor e naturalmente alguma capacidade criativa..."

    Não sei porque razão excluiste desta frase o Desporto. Afinal o Desporto, como Ciência, exige igualmente o mesmo MÉTODO,RIGOR e CAPACIDADE CRIATIVA que advogas para a Arte, ou não fosse a Arte umas das dimensões mais visíveis e importantes do UNIVERSO DO DESPORTO.

    ResponderEliminar