quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sociedade de consumo




A vida é feita das pequenas coisas. Os grandes gestos são para a História dos Homens. A vida, a vida das pessoas, é aquilo que se faz no dia-a-dia. Pequenos actos, repetição das rotinas, banalidades constantes. É assim a vida das pessoas: amor aos seus e desejos. O resto é para os manuais dos bons costumes e das boas práticas. O que gostamos é de ter prazer nas coisas. Nas pequenas coisas. Com os nossos. Com os amigos do costume. Nos sítios do costume. Com as coisas do costume. Com os vícios do costume. Consumismo, pouco ou muito é como vivemos. Na sociedade de consumo.

Esta tela é mais uma das minhas muitas procuras. Nem sempre os trabalhos correspondem aos desejos. As ideias acabam por ficar aquém do expectável, como julgo ser (este) o caso. Aqui há elementos formais em demasia para configurar um objectivo que é pintar com sentido estético e, ao mesmo tempo, transmitir uma ideia: sociedade de consumo. História da Minha Pintura.

E recordo hoje as palavras de Voltaire:

“Nem sempre podemos agradar, mas podemos falar sempre agradavelmente.”

E vos deixo ( esta sim, uma obra conseguida que merece atenção e fruição ) com a música de Carl Orff e "Carmina Burana" que nos fala da deusa da Fortuna, da relação do Homem com a Natureza, do vinho, do amor e da glorificação da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário