terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Algures




Vivemos tanto. Tantas lembranças, tantas coisas boas e más fazem parte deste nosso caminhar. Por aqui e mais por ali. E de tanto caminhar perdemos a precisão dos sítios, dos actos, das vivências. E algures se viveu este ou aquele episódio, neste ou naquele sítio. Algures.

Esta pintura em tela é um retrato tendo como fundo uma paisagem onde o lugarejo invade a serrania algures por aí. Como é usual, na minha pintura, procuro contextualizar ambientes e acções. Aqui o pretenso diálogo é predominante na temática pictórica. As poses e o lugar procuram clarificar a atmosfera entre as personagens. Cores, enquadramento e formas definem este trabalho que foi executado, como sempre, do mesmo modo: primeiro desenho; depois pinto sobrepondo as cores até encontrar os tons julgados correctos. História da Minha Pintura.

E vos deixo com o excerto do poema “Conversa Sentimental” de Paul Verlaine, in “Festas Galantes”:

“ No velho parque deserto e gelado
Duas formas passaram há bocado.

Com os olhos mortos e os lábios moles,
Mal se ouvem, a custo, as suas vozes.

No velho parque deserto e gelado
Dois espectros evocaram o passado.

-Recordas-te do nosso êxtase antigo?
- Porque razão acha que ainda consigo?

Bate ao ouvires meu nome o coração?
Vês ainda a minha alma em sonhos? – Não…”

2 comentários:

  1. identifico esta série em um outro trabalho onde as personagens se encontram numa mesa de café ou esplanada e que ja apresentaste aqui no blog há algum tempo...

    ResponderEliminar
  2. "Vivemos tanto."...e no entanto importa as ligações feitas pelo caminho??!! mesmo perdendo "a precisão dos sítios, dos actos, das vivênciase"... o que se deixa para trás…talvez porque afinal o que nos sustenta é a consciência que temos... mesmo podendo ser tudo falso o que considerávamos perpétuo nas nossas certezas e definições... nunca nos darmos por vencidos… acabar com as certezas não quebra porque a estabilidade vem de dentro e não de fora…
    Gosto bastante da maneira como organizas este teu Blog...gosto das pinturas...depois dos textos explicativos mas com um não sei quê de poesia escondida...e depois o poema mesmo!! ...sempre de autores que adoro!!! é muito bom ter encontrado este lugar...e como dizia Eugénio de Andrade"...lugar onde as maças brancas são mais doces"...
    MC

    ResponderEliminar