quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

As companhias



Somos seres gregários, vivemos em comunhão e estamos sempre em sociedade. E assim criamos laços de companhia, de afecto, de camaradagem. E tudo acontece desde os primeiros momentos. Desde crianças que formamos os grupos de interesse. E com o tempo seleccionamos e optamos por estes ou por aqueles amigos. E também pelos inimigos, porque isto das amizades acarreta o outro lado, o lado das invejas, dos conflitos, dos interesses opostos, ou não fossemos nós eternos conflituosos. E assim andamos com as boas ou as más companhias…

Esta tela é um retrato de pessoas que podem ser as amizades do momento, da circunstância ou da vontade própria. A simplicidade das posturas e o espaço livre buscam em termos plásticos criar uma imagem que traduza o modo de estar e ser num mundo gregário. A escala, a relação anatómica e o espaço procuram formar um todo harmonizado com o contraste das cores. História da Minha Pintura.

E recordo hoje as palavras de Sébastien-Roch Chamfort:

Neste mundo, existem três espécies de amigos: aqueles que nos amam, aqueles que não se preocupam connosco, e os que nos odeiam.”

Sem comentários:

Enviar um comentário