quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Obra pública











Todos nós, mas mesmo todos, temos uma intervenção social. Ela é de reconhecido mérito ou não, no entanto, de pouca monta ou de grande alcance, todos participam e se relacionam directa ou remotamente. E, porque todos actuam bem ou mal, a sociedade é o reflexo desse milenar jogo entre o certo e o errado, o aceitável ou o condenável, que o tempo, sempre o tempo, clarificará e dirá de sua justiça. Sobre todos nós. Como sempre.

Estas fotos ilustram um painel em mosaico que fiz para um complexo desportivo. De acordo com as características e limitações do material, procurei representar um jogo de formas indicadoras de movimento que é, como se sabe, a expressão inerente à prática desportiva. As cores foram pensadas para se articularem com as tonalidades da restante arquitectura. A figuração identifica-se com as imagens que as novas tecnologias nos dão em certos contextos. História da Minha Pintura.

Hoje recordo as palavras de Henry Mencken, in “Preconceitos”:

“Nada pode sair do artista que não esteja no homem.”

E vos deixo com uma obra sublime de Handel ( um dos que teve uma intervenção social que o futuro reconheceu), que se tornou numa obra-prima, aqui com a voz de Cecilia Bartoli.


1 comentário:

  1. Belíssimos painéis. Muito mais ao vivo do que nas fotos. O Entroncamento pode orgulhar-se da "obra pública" deste artista.

    ResponderEliminar