domingo, 3 de janeiro de 2010

A aldeia global



Como o mundo é pequeno. Tudo se sabe. Qualquer um de nós é uma figura planetária de um instante para o outro. É a tecnologia que nos aproxima para o melhor e para o pior. Como sempre. E porque hoje estamos todos em rede a mais pequena e recôndita povoação está tão perto de tudo. A aldeia é hoje o mundo inteiro. Todos se conhecem, todos comunicam, todos partilham interesses e invejas. E já não há sítios isolados e perdidos. Nenhum mesmo. Agora vivemos todos, mas mesmo todos, na aldeia global que é, como quem diz, perto e longe de tudo.

Esta pintura em tela é o retrato de uma aldeia igual a tantas outras caracterizada pelo casario e natureza circundante. O silêncio e a solidão são hoje marca das nossas despidas povoações que vão morrendo e que, aqui, procurei, com as “minhas” cores e com as formas inerentes, descrever o que vejo da realidade pintando e desenhando um pouco dos sabores rurais da minha infância. História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de Peter Ustinov:

“Comunicação é a arte de ser entendido.”

E vos deixo com a música de Lopes Graça que tanto explorou a musicalidade folclórica percorrendo os campos e as aldeias deste país.

2 comentários:

  1. Soube-me bem recordar música de Lopes Graça.
    Quanto à citação, não será incompleta? Gostaria mais de 'Comunicação é a arte de ser entendido e de saber escutar os outros'.
    A pintura: bonita, como sempre!

    ResponderEliminar
  2. Já no século XVII, John Dunne dizia "No man is an island", recuperada por Teillard de Chardin no século XX.
    A aldeia global que falas apenas nos vem lembrar quão pequenos e dependentes somos uns dos outros. Quando o Homem se esquece que "... a terra que habitamos não a herdámos dos nossos antepassados, apenas a pedimos emprestada aos nossos filhos...", gostava de citar (hoje deu-me para isto...) Hemingway no prefácio da sua obra "Por quem os sinos dobram": Quando morre um homem, morremos todos,pois somos parte da humanidade".
    Um Bom Ano.

    ResponderEliminar