sábado, 13 de junho de 2009

O Primeiro Beijo





Há momentos únicos que, exactamente por serem únicos, fazem com que o significado da nossa existência tenha a importância que tem. E, as coisas da nossa vida valem o que valem porque funcionamos por códigos de conduta. Por outras palavras, o que nos rege de um modo e não de outro é, naturalmente, a postura cultural. É, ela, a cultura que nos comanda. Os usos e costumes, as tradições, os modos de estar e ser, o bonito e o feio, o certo e o errado constituem o caldo da cultura. De cultura se trata. Cultura!

O primeiro beijo é, por questões culturais, um momento mágico. É mágico, se, se enquadrar nos estereótipos pré-definidos que pressupõem o consentimento mútuo, o desejo e muitas outras situações e questões que não quero agora referir. O primeiro beijo é mágico e será sempre mágico. Ponto final.

Esta tela retrata esse momento.

5 comentários:

  1. Nunca me atreveria a fazer crítica de Arte. A minha formação nesse campo é igual a zero. Mas tenho o meu sentido de estética e a Arte não me é indiferente. Eu sou assim: ou gosto ou não gosto. Não tenho de entender o que vejo. Mas fico sempre um tanto na reserva quando a "arte" "tem" de ser "explicada" para que seja apreciada.
    Muitas desculpas aos iniciados no assunto pelas eventuais heresias proferidas.

    ResponderEliminar
  2. Aqui, só escrevo sobre as razões da minha actividade pictórica.Não explico nada, apenas pretendo dar a conhecer, o porquê do meu trabalho, que tem objectivamente um propósito.
    Quanto ao gosto ele ( o gosto) também se educa, basta ler Gillo Dorfles in "Oscilações do Gosto" para perceber que o gostar é uma questão de aprendizagens.

    ResponderEliminar
  3. Concordo que o gosto também se aprende. Através do gosto também nós podemos mudar.

    Gosto muito de vir aqui.
    Gosto de ver, gosto de ler, gosto de estar. Simplesmente!

    AidaB

    ResponderEliminar
  4. A arte está, no dia a dia, perante os nossos olhos. Está dentro de nós, na capacidade que cada um tem de a descobrir nas coisas que nos rodeiam e de, se quiser, a transmitir. É tão íntima. Não acredito na magia absoluta do primeiro beijo! Há beijos que todos os dias são como fossem únicos, revestidos de uma magia irrepetível, mas provenientes só de alguns, os verdadeiros artistas.

    ResponderEliminar
  5. Os momentos verdadeiramente mágicos são irrepetíveis, quanto mais não seja no tempo. E, como tal, os momentos mágicos NUNCA poderão ser transmitidos na sua plenitude, quer na expressão oral, quer escrita, quer gráfica. Por muito que se goste do sorriso da Gioconda, a magia está muito para além da tela de da Vinci.

    ResponderEliminar