sábado, 20 de junho de 2009

Pessoas




Conheci gente e gente. Um mar de gente. Recordo com saudade uns, e outros, gostaria de os esquecer. Das pessoas que me marcaram, assinalo familiares que partiram e que me deixaram um vazio; tenho presente os amigos que, apesar da distância e do tempo, continuam fiéis ao espírito da camaradagem e do saber respeitosamente dialogar na diferença; estão comigo, no meu íntimo, professores e colegas que paulatinamente me presentearam com gestos de cortesia; agradeço aos que, pela minha postura, me consideraram merecedores do conviver, nem que fosse pontualmente. A esses, só posso estar grato, por ter usufruído, de momentos comuns.

Tenho nomes que um dia irei desvendar. A minha família será, obviamente, a primeira referência. E se falo deles é porque os pintores têm, através dos tempos, pintado os seus. Também eu pintei o meu círculo em diferentes momentos. Picasso pintou os filhos ainda bebés. Eu também pintei os meus.

Só gosto de pintar amigos e pessoas que me são próximas. A pintura, para mim, tem de ser o melhor ofício dos ofícios e para que assim seja - as pessoas de quem gosto - participam do e no meu trabalho.

3 comentários:

  1. Muito obrigada, João, pela sua humildade e simplicidade, pela sua honestidade, pelo seu respeito pelos outros e reconhecimento das diferenças ( só quem respeita, ouve, entende, partilha, consegue expor-se, revelando desta forma um profundo humanismo).

    São assim as pessoas MAIS, os mais simples e humildes são aqueles que mais respeitam, que mais ajudam, porque vêem mais alto e mais longe (é biunívoco).

    A História é prova disso. A sua obra também.

    (aidaB)

    ResponderEliminar
  2. Não sei como dizer isto sem parecer falso, mas neste blog, Aqui, eu encontro muita paz. Fico espantada com a sua capacidade de transmitir o que lhe vai na alma, de uma forma tão sincera, tão prática e entendo muito bem. Gostava eu de ter a mesma coragem. Hoje chorei, fiquei comovida com as suas palavras. Tudo o que escreve, os desenhos ou pinturas que nos apresenta, a forma no cuidado estético, no carinho, como dispõe os materiais, os próprios temas me enternecem, me fazem pensar muito para lá da rotina diária do estar que a sociedade impõe. Aqui o tempo é outro, o cosmos fica mais perto, a magia é real.

    (aidaB)

    ResponderEliminar
  3. Adoro esta pintura e muito há para falar sobre ela.

    ResponderEliminar