domingo, 21 de junho de 2009

Educação






Educar é fazer com que outros sigam regras e princípios que julgamos correctos e salutares. É só isto. Tudo muda e, as atitudes e valores, valem o que valem em contextos e épocas diferentes. Comunicamos uns com os outros, de modos e com tratos diferenciados. Utilizamos processos e posturas de acordo com o meio, as circunstâncias e, naturalmente, de acordo com a moda.
A nostalgia não deve fazer parte do querer estar no passado que desapareceu. O que lá vai, lá vai. Assim é, e assim será sempre, queiramos ou não. O passado é o passado. A nossa memória só quase nos dá o que de bom aconteceu na viagem que realizámos, no passeio que fizemos, na festa que comemorámos; no entanto, como sempre acontece, os nefastos episódios deixam-nos com mágoas no momento dos factos, todavia, quando olhamos para trás, queremos só ver o melhor, o belo e até inventamos maravilhas que nunca existiram senão produto da nossa imaginação.
Hoje quero, com esta tela, falar de um modo cortês de bem amar que, só no passado distante, uns viveram e, outros, jamais saberão o que é a gentileza do saber estar e viver educadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário