quarta-feira, 10 de junho de 2009

Artesanato

As cores são parte do meu mundo. O artesanato utiliza, em certas regiões, quase sempre o contraste cromático como chamariz e característica dominante. Estas bonecas russas (como são conhecidas) estão hoje espalhadas pelo mundo fora.
O mundo está cada vez mais pequeno e a cultura hoje menos circunscrita a uma região e muito mais abrangente, ou seja, fácil é constatar que usos e costumes de países tão distantes fazem parte das atitudes e valores das novas gerações. A moda, melhor dizendo, as modas unificam e uniformizam, apesar das diferenças linguísticas, religiosas e até políticas. O que ainda num passado recente era bem característico e diferenciador dos povos, hoje, pelo contrário, o caminho é o da aproximação gradual. Felizmente que apesar dos avanços tecnológicos e da facilidade de comunicar ainda há quem queira reafirmar o direito à diferença.
Enquanto houver artesanato genuíno, que seja a expressão verdadeira do sentir dos povos, significa que ainda vivemos num tempo de criação nativa e não de afunilamento cultural. Apesar de ter comprado as" minhas" bonecas russas, na República Checa, como se fosse um produto genuinamente checo, onde se vendem aos milhares, a cor, melhor dizendo, as cores conquistaram-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário