sábado, 13 de junho de 2009

O Beijo






O beijo tem uma carga social muito grande. Como se sabe, beijar, obedece a regras de cortesia em determinados contextos, e, por isso mesmo, adquire significados múltiplos. Entre outras é por razões familiares, profissionais, culturais e naturalmente afectivas.
Esta tela retrata o beijo tendo como intervenientes adolescentes. Por razões profissionais, estou muito em contacto com os jovens. Porque sou um observador do meio envolvente, o meu trabalho pictórico assimila a realidade e transforma-a. Este tema tem sido usual, através dos tempos, e, é comum em muitas obras da criação artística; basta pensar em qualquer romance, filme ou fotografia. Longe vão os tempos, felizmente, onde o beijar era um acto herege se cometido em pecado, por ofender os bons (leia-se maus) costumes.
Como pintor, quis situar o ambiente, dentro de um contexto, onde, o afecto, na sua expressão mais pura, fosse a expressão do desejo e da descoberta dos amores naquilo que há de mais nobre. Ao observador cabe o juízo crítico e o julgamento da fruição das formas, das cores, das luzes, das sombras e por aí fora.



2 comentários:

  1. Muito bom, João. Aliás, nem eu esperaria outra coisa.
    Bem-vindo e este admirável mundo novo.

    Ivone

    ResponderEliminar