sexta-feira, 2 de abril de 2010

Momentos de pausa



Há momentos em que não queremos fazer nada. Apenas repousar. Descansar, mesmo até em contextos e instantes inadequados, porque, o que queremos mesmo é não ligar a nada e “desligar” de tudo e de todos. Há momentos assim. Há momentos assim. Há momentos assim.

Esta pintura em tela é um daqueles momentos em que se está, por estar… sem se estar. Repousar e saborear o descanso em qualquer sítio, e em qualquer situação, é uma fuga que encontramos, e assim podemos ter alguma satisfação mesmo nos sítios errados, e nos momentos errados.

Esta obra procura retratar um momento em que a postura das personagens revela acalmia, serenidade e jovialidade. Esta pintura está integrada na série: Liliana e Ana”, dois dos meus modelos preferidos. Cores suaves e um fundo quase transparente formam este conjunto de pinceladas oblíquas e paralelas entre si e, propositadamente, bem dispersas, para criar uma dinâmica visual que origine uma uniformidade textural. História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de Henry Miller:

“Cada momento é de ouro se o soubermos reconhecer como tal.”

2 comentários:

  1. Ao explicares as tuas pinturas, deixas muito pouca margem para outras interpretações.
    Como sei que pintas muitas vezes a partir de fotografias de modelos e, eventualmente, não só, fico sempre um tanto constrangido quando quero avançar com a minha interpretação do que vejo. Neste caso, como dizes taxativamente que são dois modelos, eu vejo uma mãe pensativa, preocupada com algo que a filha lhe terá confessado ( um chumbo inesperado? uma gravidez inesperada?). De comum, temos o querer "desligar" da mais nova. Gostei muito das expressões dos modelos, muito especialmente a do mais velho.

    ResponderEliminar
  2. Agora só trabalho a partir de modelos quando faço retratos. No passado recente isso não acontecia.Quanto aos textos que faço e a relação com a pintura é, quantas vezes, apenas circunstancial.

    ResponderEliminar