quinta-feira, 29 de abril de 2010

Retrato(s)



AUTO-RETRATO (Fernando Pessoa)

Quando olho para mim não me percebo.
Tenho tanto a mania de sentir
Que me extravio às vezes ao sair
Das próprias sensações que eu recebo.
O ar que respiro, este licor que bebo,
Pertencem ao meu modo de existir,
E eu nunca sei como hei de concluir
As sensações que a meu pesar concebo.
Nem nunca, propriamente reparei,
Se na verdade sinto o que sinto.
Eu Serei tal qual pareço em mim?
Serei Tal qual me julgo verdadeiramente?
Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu,
Nem sei bem se sou eu quem em mim sente.

Fernando Pessoa

De quando em vez descubro telas perdidas na memória e que relatam uma época. Este meu trabalho é mais um que aparece com a arrumação do acervo. E assim recordo outros modos de olhar o mundo e de me conhecer. A pintura é, também, um processo de auto-análise, onde o que parece é -umas vezes -, e não é, muitas outras.

Este díptico é uma tela onde, num ambiente rural, estão presentes os jogos de luz, sombra e forma num espaço cheio com a presença humana, que é, afinal, um auto-retrato. História da Minha Pintura.

E vos deixo com a música de Puccini e a ópera "La Bohéme" no Scala de Milão em 1979 e a voz de Pavarotti.


Sem comentários:

Enviar um comentário