quarta-feira, 2 de junho de 2010

A nossa imagem



A nossa imagem é a soma daquilo que somos enquanto seres físicos e sociais. Quando ao aspecto formal podemos ter algum cuidado, mas a natureza é que manda. Socialmente - a nossa imagem - depende muito do contexto, do tempo, da circunstância e, sobretudo, de cada um. Logo, no berço, muito do futuro fica determinado. E o restante - por definir - depende só de nós, e só de nós. E basta tão pouco para deixar cair o que levou uma vida a construir: um devaneio, um gesto mal pensado, uma atitude tresloucada ou a verdade da intimidade mostra o outro lado da nossa imagem. Imagem que é , hoje mais do que nunca, posta em causa, por dá cá aquela palha. Coisas do tempo. Do nosso tempo.

Esta pequena tela é um retrato da nossa imagem que o espelho reflecte. É através dele que sabemos bem como somos. Bonitos ou feios, redondos ou rectangulares, azuis ou verdes pouco importa. Importante mesmo é a imagem da seriedade, da verdade e da determinação em prole dos ideais que julgamos correctos, com emoção, com paixão e com encanto. O resto não interessa.

Este trabalho foi concebido após estudos prévios de poses. Cores simples e uma figuração com parcos elementos num jogo de imagens duplas fazem este retrato. História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de John Watson:

“O que fazemos é o que fazemos, e o que fazemos é o que o ambiente nos faz fazer.”

Sem comentários:

Enviar um comentário