domingo, 14 de março de 2010

Encanto feminino



Há rituais de todos os dias: uns são públicos, outros estritamente privados. E porque são privados a intimidade dos comportamentos só diz respeito ao próprio, no entanto, muito do que acontece é apenas um mero registo de modos de estar, sem qualquer relevância e interesse significativo. Mas há gestos que têm o lado estético e cultural que merecem, confesso, a minha admiração – são os gestos só possíveis no universo feminino, que transbordam de encanto, quando um homem olha com olhos de ver. E mais não digo.

Esta tela é um olhar por gestos tão comuns e tão femininos que transmitem sempre beleza e fascínio. É simples e belo o modo como se prepara o ritual decorativo do corpo de uma mulher. É o gesto fortuito que gosto de captar e retratar nas minhas obras pictóricas.
Aqui servi-me do modelo procurando representar um instante e com as cores quentes criar uma atmosfera serena e viva. Muito desenho das formas e estudos de cor até à conclusão desta tela descrevem o caminho percorrido. História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de Fernando Pessoa, in “Livro do Desassossego”:

“Todo o gesto é um acto revolucionário.”

E vos deixo com a minha última pintura e a música de Puccini, a voz de Yang Huang na ária Un Bel di vedremo” da ópera “Madame Butterfly”.


Sem comentários:

Enviar um comentário