sábado, 26 de dezembro de 2009

O futuro



O Natal já lá vai. No próximo ano o ritual vai continuar o mesmo: compras, expectativas, viagens, jantares familiares e desejos de bem-estar. E agora voltamos para as lutas do costume: trabalho e mais trabalho. E assim se faz este nosso viver com emoção ( de vez em quando) e fastio ( vezes sem conta). É assim mesmo, por mais discursos e ilusões que tenhamos. Há sempre o dia seguinte depois da bonança. É o futuro que aí vem.

Esta pintura em tela, de grande formato, é o retrato de adolescentes que serão o futuro. Neles depositamos todas as nossas esperanças, anseios e expectativas para que o dia seguinte se cumpra. Quinze dias, a tempo inteiro, demorou a fazer este trabalho. Primeiro o desenho e depois a procura das cores que, como se sabe, é sempre uma grande luta, porque a pintura é distribuição harmónica de cores numa superfície. História da Minha Pintura.
Recordo hoje as palavras de Mohandas Gandhi:

“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”

E para compreender o futuro é preciso tirar partido do passado e do melhor que ele nos deu. Hoje vos deixo com a música de Puccini e a voz de Angela Gheorghiu e “ O mio babbino caro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário