sábado, 5 de dezembro de 2009

A liberdade



A liberdade é o desejo de ser feliz. É só isso. E mais nada. E para se ser feliz é preciso olhar e ver. Ver com olhos de ver. E quando se vê a mentira, a miséria e o despotismo ninguém é feliz. Ninguém tem liberdade. E porque não há liberdade a luta continua. Por um mundo melhor. E por isso não nos calamos, nem nos resignamos. Jamais nos calaremos. Jamais nos resignaremos. Jamais.

Este pequeno desenho é a ilustração do desejo de voar e, com ele, conquistar a liberdade de circular pelos céus em busca do infinito e dos prazeres mundanos. Coisas da liberdade. Aqui, num desenho de pequenas dimensões feito a pena e com registos rápidos, procurei criar a ideia da volumetria.Traços muito pequeninos e pontos servem para sugerir volumes. História da Minha Pintura.

Hoje recordo as palavras de Léon Blum:
“O homem livre é aquele que é capaz de ir até ao fim do seu pensamento.”

E vos deixo com a música de Mozart que foi utilizada, de forma genial, no filme “África Minha”.



1 comentário:

  1. Liberdade é também sentir a dimensão infinita daquela África que ambos conhecemos. Já vi o filme "África Minha" há muito tempo, mas este clip que colocaste, trouxe-me uma saudade imensa, tão grande como a imensidão das savanas, dos pôr-do-sol indescritíveis, dos sons e cheiros da mata. E ficamos por aqui, porque isto, parece-me, já é "alzheimer" a mais...

    ResponderEliminar