domingo, 20 de dezembro de 2009

Antepassados



O frio chegou. E com ele novos modos de estar. Outros hábitos de conviver; de trabalhar; de andar por aí. É o Inverno que veio e voltará para o ano com as características do costume, vendo passar as sucessivas gerações. Ao contrário das pessoas que envelhecem com o tempo e morrem, as estações do ano voltam, e voltam, indiferentes a tudo e a todos. É a lei da natureza.


Este desenho dos anos 70 é um dos muitos que fui fazendo nas noites frias de Inverno enquanto ouvia as conversas dos meus antepassados e, das quais, recordo antiquíssimas memórias das vidas e das guerras. Com tinta-da-china e um aparo fazia estes registos rápidos, enquanto os meus tios-avós pacientemente me serviam de modelo. História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de François Chateaubriand:
“Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum.”

E dos antepassados da humanidade trago a música de Brahms e a Valsa opus 39 N. 15,que certamente ninguém fica indiferente ouvindo tanta beleza sonora.

Sem comentários:

Enviar um comentário