quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A catarse




Todos os dias, mas mesmo todos os dias, eu preciso de arte. Arte significa ouvir "a minha" música, ou escrever umas palavras breves, ou vendo uma obra de arte, ou, no melhor dos casos, participar na realização de um projecto artístico. É uma necessidade tão grande quanto as outras que são comuns a todos. É a minha catarse. É a necessidade que eu tenho de dar significado à própria existência. Não imagino viver onde não se pode ouvir música, nem criar formas livremente, nem ler o que nos apetece. E quando pelos caminhos da vida o acesso à cultura e ao fruir da obra de arte não se faz, então não encontro alegria. Este sou eu.

Esta pintura é uma nítida influência do Almada Negreiros que numa belíssima tela abraça a mulher. Aqui é um pai que abraça o seu filho, num acto de ternura e de amor que, como todos sabemos, é das coisas boas da vida. Mais uma vez o exagero formal, com o intuito de realçar a própria mensagem, aqui num intrincado jogo de cores inquietantes. História da Minha Pintura.


Hoje recordo as palavras de Johann Goethe, in "Eufrosina":

"Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem."

"
E vos deixo com a maravilha da música de Rimsky- Korsakoff em "Canão da Arábia".


2 comentários:

  1. Arte como catarse diaria, sim, e isso mesmo, compreendo o que queres dizer.

    E pena nao poder ver as pinturas no original, é que uma foto so transmite uma parte da mensagem, falta muito

    ResponderEliminar
  2. Aqui está uma das coisas mais lindas que eu já vi!
    Sentimentos nobres e intensos proporcionados pelo poder mágico e quase transcendente que a Arte opera, só igualável ao Amor e Ternura por um ser vindo de nós.
    A perfeita simbiose, a união mais sublime e extrema do ser humano, habilmente transmitida nesta linguagem dos deuses; grande momento de inspiração, diria com uma divinal bênção!

    MG

    ResponderEliminar