quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O jogo




O jogo é uma luta em busca do triunfo .Os jogos exigem sabedoria, valentia, sorte, dotes físicos e outros requerem, até, ousadia ou inconsciência. Em qualquer dos casos jogar é sempre aliciante e, por ser tão aliciante, há jogos que se tornam perigosos. Perigosos pelas características em si ou, porque são viciantes e encerram o que há de pior, no entanto, jogar ou ver jogar é um prazer quando nos identificamos com o palco da acção. E a vida é um jogo. O maior deles.

Esta tela retrata um jogo, hoje esquecido pelas modernidades e pelos apelos a outros modos de apostar e ter emoções fortes. O processo construtivo desta pintura teve inicialmente um desenho muito geométrico para equilibrar os diferentes elementos formais e as cores são as do costume: cinzas e azuis salpicados de verdes. Cores frias como gosto. História da Minha Pintura.

E vos deixo com um texto hebraico:

"Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória."


E vos deixo com a voz, da recém falecida, Mercedes Sosa uma lutadora no jogo da vida.



1 comentário:

  1. Vejo também aqui um discreto jogo de sedução, esse tipo de jogo presente nas conquistas ou derrotas emocionais; o início do prazer ou da dor; jogo por vezes tão subtil e natural que os protagonistas jogam sem saber. Tudo começa por um quase nada quase tudo. Não se perde nem se ganha, vive-se.

    MG

    ResponderEliminar