sexta-feira, 3 de julho de 2009

Regresso ao futuro





Regressar significa que se voltou ao ponto de origem. Só regressam aqueles que partiram. Ao partir parte-se com o desejo de partir definitivamente, ou, de partir com o desejo do regressar. Aos que partem sem vontade de regressar, a partida é um alívio. Aos que partem com o desejo do regresso não conseguido - a angústia do não regressar - é a expressão do não conseguido. Para os outros, para os que vêem o regressar, há um multiplicar de sentimentos. E para os restantes outros - aqueles que não vêem chegar quem partiu, há o desejo eterno do regresso ao futuro.

Esta tela, pintada em 2002, retrata um partir.

E vos deixo com as palavras de Jorge Luís Borges in Ficções “… As razões que pode ter um homem para odiar outro ou para gostar dele são infinitas…”

2 comentários:

  1. Gente que vai, gente que vem, rostos anónimos, máscaras de luz,
    ...Por detrás, um mar de recordações, de sonhos esvaídos, num banco em espera pelo comboio do destino. ...No cais de embarque há sempre um olhar de criança iluminando a saída neste expresso de tantas paragens e apeadeiros incógnitos.
    Expressos
    gente que vai
    Gente que vem
    e que não vem...

    (o meu desejo de chegar amanhã)


    aidaB

    ResponderEliminar
  2. O partir é sempre um começo, um meio ou um fim.
    Quantos partem para tentar ir mais longe. Quantos não partem com medo da chegada. Quantos procuram partir para fugir do amanhã envolto nas próprias sombras. Quantos partem para se perderem ou se encontrarem. Só partindo se pode caminhar, em peregrinação, pelas vias lácteas dos "Galileu Galilei".

    ResponderEliminar