domingo, 19 de julho de 2009

Os mitos





Eles são tão grandes que até parecem de uma outra galáxia. De um outro mundo. Outros seres. Têm tudo: reconhecimento, adulação, riqueza, beleza, glória, génio e misticismo. Têm tudo. Aparentemente. Tudo têm: angústias, tristezas e dores. Muitas dores. Como os comuns mortais. Eles são mortais!
Longe da ribalta os nossos mitos são tão iguais, mesmo iguais a todos. É a natureza dos Homens. Felizmente. Eles, os mitos, são aqueles que se tornaram conhecidos e reconhecidos. No seu tempo ou fora dele. Gente do saber, das artes, da política, do pensamento, das ciências, da valentia ou da falta dela, disto e daquilo. Os mitos, os nossos mitos, são o nosso julgamento dos valores. Dos maiores e dos menores. Hoje os mitos são de trazer por casa. Mitos que não resistem ao fátuo tempo. Mitos que são, afinal, juízos críticos sobre o sucesso ou a fraqueza. Os mitos dos nossos dias retratam apenas os feitos que gostaríamos de fazer, e que outros, por nós fizeram. Pobres mitos.

Esta aguarela retrata os nossos heróis transformados em mitos. Mitos de trazer por casa.

E vos deixo com as palavras extraídas da Ilíada de Homero quando diz Nestor, o velho condutor de carros:
“… mas nunca os deuses dão tudo ao mesmo tempo aos homens…”

1 comentário:

  1. Os Mitos criados pelo Homem para a elevação e sustentação da consciência procurando desde aí entender e explicar o inexplicável, justificar o injustificável.
    Os Mitos que através dos Ritos se materializam ao longo da História das civilizações, perpetuados na literatura, na pintura e escultura, arquitectura e em todos os artefactos ou inovações que testemunham a nossa passagem. Nesta nossa sociedade do usar e deitar fora tudo é ténue, tudo parece vão. Os Ídolos que se instalam e arrastam seguidores que fiel e incontestavelmente os servem.
    Vive-se na orla dos pequenos e grandes Poderes com a sensação de que os Deuses da mitologia desceram do alto dos seus tronos travestidos de guerreiros do século XXI, em direcção à conquista de outras galáxias, munidos e apoiados nas mais completas tecnologias.
    Os Mitos no tempo que passa, mas que não passa porque é contínuo e infinito.

    ResponderEliminar