sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cores



Hoje vou falar de cores. Quando o sol brilha pela manhã, e nos dá a luminosidade do céu tão brilhante, gostamos das cores que os nossos olhos contemplam. Pintar é distribuir cores numa superfície. As cores surgem de uma ideia pré-concebida e de acordo com a sensibilidade e o objectivo do artista. É ao conjunto das cores, que se distribuem segundo uma determinada ordem, que nasce a pintura. Esta tem, naturalmente, um outro alcance mas é tão só cores e cores. Linha, textura, sombra, claro-escuro, luz, enquadramento, perspectiva, figura, plano, tema, plasticidade, etc, etc, constitui o maravilhoso mundo da pintura, e é a outra parte do mundo pictórico.

Juntar cores e dessa junção resultar uma harmonia cromática é o desafio maior para se chegar à pintura que seja a expressão do belo. Os artistas utilizam processos variados para obter na combinação de cores a obra desejada. Van Gogh, por exemplo, levava sempre consigo um caixa com novelos de lã de muitas cores e tons diferentes; antecipadamente escolhia a combinação ideal e depois, na tela, começava a colocar as misturas cromáticas, de tintas a óleo, que tinha seleccionado com os novelos de lã. Histórias da pintura…

2 comentários:

  1. Neste Baile cheio de cor e movimento qual será a música que dá vida a tudo isto?
    O vestido que esvoaça na leveza da sua cor é quente e romântico,doce e atraente, transparente mas firme, constituindo notas numa partitura sublime onde o par foca as atenções, e emana vida e cor por todo o ambiente. Os corpos em movimento ritmado, na sua beleza escultural atenuam os espaços circundantes que se esbatem e adormecem no horizonte.
    As cores e a pintura compõem-se em passos de dança com os tons que condicionam os ritmos, os timbres, os andamentos, nos vários tipos de música. Pintar é dançar, é espalhar música, sons, ruídos, em movimentos sucessivos . Com pincéis, espátulas, dedos, e tudo o que apetecer compor e executar em raios de luz ou manchas solares, a cor contará a história do contraste ou da harmonia, da valsa, do tango ou do rock'n roll.

    ResponderEliminar
  2. Faltou também dizer que o traçado do belo jardim, adivinha nos seus recortes , os movimentos da própria dança salpicando aqui e ali os tons da descontraçcão e da entrega.

    ResponderEliminar