sábado, 29 de maio de 2010

O corpo






A natureza humana tem as suas regras. Regras do tempo, pois claro. A nossa cultura tem orientações estéticas, que se regem por conceitos temporais , mas de outra ordem. Baixo, magro, gordo, alto, feio ou bonito são juízos de valor. Apenas isso. E só isso. O que é feio hoje pode ser bonito depois e vice-versa. Até o corpo.

Estes desenhos são meros registos gráficos de posições simplificadas do corpo, que tem o encanto eterno, neste jogo de desejos que é a vida. Para uns é belo enquanto que é horrível para muitos outros. Modos de ver a mesma realidade com considerações tão díspares, é a nossa forma de entender este mosaico humano.

Desenho através de qualquer meio riscador, num indiferenciado suporte, quase todos os dias. É assim que eu trabalho, como atestam estes apontamentos hoje publicados, aqui tendo como suporte o papel, o meio riscador foi o lápis de cor e o processo formal consistiu em riscar, riscar e ... as imagens foram aparecendo.História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de Noel Clarasó:
“O corpo, se for bem tratado, dura uma vida inteira.”

1 comentário:

  1. João,
    Fascinante este post!
    Na pintura... noutros movimentos artisticos também. "(...)Baixo, magro, gordo, alto, feio ou bonito são juízos de valor. Apenas isso. E só isso. O que é feio hoje pode ser bonito depois e vice-versa. Até o corpo."

    Deixo-lhe um apontamento que acho interessantíssimo; _rostos_, de renato Roque.
    http://www.youtube.com/watch?v=xfV4iJIjKCA

    ..vim dar o meu passio ... gostei muito!Obrigada, Boa semana.
    um sorriso :)

    ResponderEliminar