quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Viagens na minha terra





Adoro ir por aí. Por aí onde sei que estou seguro e contemplativo. Gosto de saborear novas paisagens e conhecer outros modos e outros encantos. Por aí é também perto de casa, por ruelas, pracetas e ribeiros ornamentados e apaladados pelo sabor lusitano. Por aí é viajar na minha terra, na minha identidade com a minha gente, com os dissabores próprios mas tão autênticos. Por aí é descobrir o meu passado, as minhas origens, as minhas memórias. Por aí é saber quem sou e porque sou quem sou.

De quando em vez faço uns desenhos grotescos. Gosto de experimentar o excesso da forma como fuga da elegância estereotipada dos nossos dias. Este desenho é um jogo de descobertas, porque a arte deve ser sempre uma procura de descobertas.

E recordo as palavras de Almeida Garrett, in "Viagens na minha terra":
“ …Estas minhas interessantes viagens hão-de ser uma obra-prima, erudita, brilhante de pensamentos novos, uma coisa digna do século…”

Sem comentários:

Enviar um comentário