sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O paraíso



O paraíso é o lugar ideal e o tempo certo onde tudo acontece na perfeição. Para mim o paraíso era pintar quando fosse essa a minha vontade, e não quando posso nas tardes de domingo; era ouvir as mais belas músicas, e não os discursos sem nexo; era viver serenamente sem as angústias minhas e dos outros; era nunca ter maleitas; era não ter medo do medo, e dos males que poderão cair nos meus; era ver o meu clube ganhar e dar-me alegrias, em vez de tormentas; era dizer o que me vai na alma; era tudo e nada ao mesmo tempo; era viver fora de mim; era eu ser outro, sendo eu mesmo; era…

Esta imagem é a simbologia da crença numa existência onde se busca a paz, que apenas existe no paraíso, que fica algures, em lado nenhum. Aqui, mais uma vez, a liberdade da criação permite a utilização de cores e formas, em excesso, como modo de representar plasticamente.


Recordo hoje as palavras de Marcel Proust, in “O Tempo Reencontrado”:

“ Os verdadeiros paraísos são os paraísos que se perderam”

E vos deixo com alguns trechos das melhores peças de Mozart, que certamente representam uma viagem em busca do paraíso.



Sem comentários:

Enviar um comentário