quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Rir




Nada melhor que rir. Rir de alegria, de prazer, de felicidade. Rir com os amigos, rir com aqueles que amamos, rir com vontade de rir. Rir, como dizia o Almada, “ É a coisa mais séria da vida”.

Esta pintura em tela é um retrato que, como todos os outros, procura captar características únicas do retratado. Aqui o riso é a forma de expressão que julguei mais indicadora da personalidade do modelo, embora reconheça que na História da Pintura não é muito vulgar a representação do riso, porque rir é um estado de alma, que ultrapassa, felizmente, as normas e as posturas das rígidas vivências sociais. Rir, acontece quando estamos com aqueles que nos são próximos e rimos, umas vezes com malícia, outras com ternura, outras porque a vida também é para rir.


E vos deixo com a mestria e a genialidade daquele que fez do rir uma postura de vida, como aqui nesta obra, onde as trocas e baldrocas das relações humanas e das convenções matrimoniais são postas a ridículo com muito riso: Mozart e a ópera Don Giovanni aqui com a soprano Cristine Schafer e o barítono Simon Keenlyside cantando “ Là ci darem la mano”.


Sem comentários:

Enviar um comentário