domingo, 28 de fevereiro de 2010

Melanie





Querer é, quantas vezes, uma questão de vontade, de determinação e de desejo. Quando queremos, quando queremos mesmo, fazemos tudo. Tudo. Depois pensamos nas consequências. E no destino. E porque não?

Esta tela é a última pintura que fiz. É mais um retrato onde a pose procura transmitir tranquilidade e serenidade. Aqui, um olhar é um modo de prolongar a acção para lá dos limites da tela e criar interrogações sobre o cenário envolvente. O que quero nas minhas obras é que sejam ricas em considerações estéticas com leituras díspares. Para este trabalho recorri a um modelo: Melanie que, vestida com roupas do mundo islâmico, fez a diferença pelas cores fortes da indumentária. A luz e a riqueza cromática são a essência plástica desta tela que marca definitivamente o meu regresso à pintura. Todas as obras são assinadas e nelas coloco o título e a data da sua conclusão, como aqui . História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de Marcus Cícero:
“Não há nada que não se consiga com a força de vontade, a bondade e, principalmente, com o amor.”

2 comentários:

  1. "desta tela que marca definitivamente o meu regresso à pintura. "
    Se esta afirmação significa que tinha deixado a pintura, ainda bem que a retomou!
    Gostei muito deste quadro (como tenho gostado dos anteriores)

    ResponderEliminar
  2. De facto foi longa a paragem. Agora as condições estão a mudar e irei ter brevemente (espero) as condições ideais para trabalhar a tempo inteiro.

    ResponderEliminar