terça-feira, 1 de setembro de 2009

Milagres





Não há milagres. Nunca houve, nem haverá. O que há é a incapacidade de explicar os fenómenos. Quando o Homem alcança o saber, descobre cientificamente o porquê das coisas. O que ontem era um mistério, hoje pode ser, com toda a certeza, uma verdade provada pela inteligência e o saber acumulado do pensamento humano. Quanto mais sabemos menos crenças e magias toleramos, mas como tudo na vida, também há aqueles que se recusam a ver a verdade, e a olhar o mundo com olhos de ver.


Longe vão os tempos das magias do circo que seduziam meio mundo e o outro. A arte é também um modo de sedução e de encanto. Encantam os mestres com as suas obras que atraem multidões, basta pensar na Mona Lisa de Leonardo de Vincy ou na Guernica de Picasso. Eu, o João Alfaro, apenas, posso mostrar o meu último trabalho pictórico, que já data de 2008.


E vos deixo com um autor que descobri na minha adolescência, ao ler as tristes histórias ( faz hoje 70 anos que começou a guerra ) dos soldados alemães na Segunda Guerra Mundial , Erich Maria Remarque que disse um dia:

“ No desespero e no perigo, as pessoas aprendem a acreditar no milagre. De outra forma não sobreviveriam.”

Sem comentários:

Enviar um comentário