quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Histórias


Nunca se repete a mesma história, o mesmo facto, a mesma tragédia ou o mesmo acontecimento feliz. Por muito igual que seja este ou aquele episódio as pessoas mudam. A experiência do vivido e a maturação do tempo modificam o nosso modo de estar e olhar o mundo. E quando mudamos, mudamos as nossas histórias e os nossos sonhos. Para o melhor ou para o pior.

A pintura é um modo de historiar um tempo e os modos de viver esse espaço. Hoje este meu trabalho sobre tela é um pedaço de mim, como todas as minhas pinturas, e nelas relato os sonhos ou a falta deles. Histórias…da minha pintura.

E hoje, como tantas vezes acontece, lembrei-me do meu pai quando, eu ainda um muito jovem adolescente, o via à noite ler o livro “O Doutor Jivagode Boris Pasternak e escutava maravilhado episódios dessa epopeia. É uma frase desse livro que aqui trago:

“ O que é a história? É o trabalhar para elucidar progressivamente o mistério da morte e vencê-la um dia.”

E vos deixo com a música de Maurice Jarre do filme baseado numa das obras-primas da literatura russa: "Dr. Jivago".



Sem comentários:

Enviar um comentário