sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ponto final








Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida. Acabaram estas crónicas diárias. Agora serão apenas semanais. Muito ficou por mostrar do meu trabalho pictórico. Trinta anos a fazer e a desfazer é muito tempo. Não mostrei outro tanto do que tem sido este caminhar em busca de novas imagens. Esculturas, serigrafias, desenhos e muita, muita pintura. Não tenho registo de peças que fiz e que perdi o contacto. Acontece muito, no mercado da arte, porque quem vende nem sempre gosta de dizer, onde andam e a quem pertencem as peças -outras histórias e outros interesses neste mundo de conquistas e derrotas. Até com a arte e na arte muito há a contar. Pois claro.

Agora é chegado o momento de apenas pintar sem pensar em mais nada. É o meu retiro anual. É assim todos os anos. É o meu refúgio de tudo e de todos. Irei estar quase que incomunicável. É chegado o tempo de "religiosamente" trabalhar não pensando, não querendo pensar em devaneios e distracções vãs. O trabalho, qualquer trabalho exige tempo e rigor. É o que me espera agora neste caminhar de tintas, telas e desejos criativos. História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de Georges Rouault:

“Para mim pintar é uma maneira de esquecer a vida. É um grito na noite, um riso estrangulado.”

4 comentários:

  1. PERFEITO meu querido Amigo Pintor.
    Vou sentir a tua falta... bom trabalho.
    Até sempre.

    ResponderEliminar
  2. Há coisas que dificilmente prescindo. Uma delas é a visita diária ao teu blog, mesmo sem comentar. Dizes que vai passar a semanal. Respeito a tua vontade, mas como canta Rui Veloso, "O prometido é devido". Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Não é uma boa notícia; mas é perfeitamente compreensível. Bom trabalho para o pintor e muita inspiração. Os nossos olhos vão esperando.
    Abraço,
    JR

    ResponderEliminar
  4. Folgo muito com a tua decisão. É na pintura e com a pintura que te deves exprimir. Trabalha muito e bem, e vai aparecendo para espaireceres. Força.

    ResponderEliminar