segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ano Novo, Vida Nova



Mais um ano que acaba e outro que vai começar. De novo, cumprindo o ritual, novas expectativas e renovados desejos para os outros 365 dias. É sempre assim. Saúde, dinheiro e amor. Querem todos. Em todo o lado. Sem saúde nada interessa, nada faz sentido, nada é mais valioso; sem dinheiro é difícil viver com dignidade, embora não seja tudo, mas que faz muita falta, lá isso faz; sem amor nada faz sentido. Todos querem o mesmo: bem-estar. Para que reine a serenidade e a paz de espírito é preciso afastar fantasmas e viver, esperando que os deuses não se zanguem connosco. Muita inquietação, muitas dúvidas, muitas angústias ocupam os novos tempos, onde nem a economia nem a política correspondem ao desejado mas, todos temos de reconhecer que não vivemos num mundo perfeito e, que os Homens são o que são. Feliz Ano Novo.

Esta minha pintura retrata sobretudo o futuro. É dos jovens que se espera o progresso e os dias bons, já que os mais velhos não conseguiram cumprir o seu destino. As novas gerações transportam todas as responsabilidades, porque serão eles que, ou resolvem bem o que está mal, ou o caminho é num plano inclinado, ou seja: um futuro de mais injustiça e mais pobreza.

A pintura não conta histórias, aponta apenas indícios. Aqui, neste meu trabalho de 2010, procurei, com poses descontraídas, sugerir um momento de lazer, retratando dois jovens brincando ou remexendo em brinquedos fora de moda. História da Minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de Machado Assis:

“A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal.”

E vos deixo com a música de Mozart e uma ária da ópera “Flauta Mágica.”
Feliz 2011

1 comentário: