segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Retrospectiva





“A história da minha vida é, de facto, a história dos meus quadros e de como os fiz. Porque, de uma forma ou de outra, tudo o que vi ou fiz aparece nos meus quadros.”


Norman Rockwell, in ed. Tashen

As pinturas que coloco hoje, onde surgem locais, amigos, familiares e espaços, retratam um percurso da minha vida. Cada tela é um olhar pelos interesses do momento e um modo de estar e sentir. Cada imagem é um enredo de muitas histórias, umas inventadas, outras desejadas e ainda outras vividas. Pinto para expor ideias que alcançam o seu objectivo quando encontram quem as entenda e, goste de as fruir, porque a pintura é apenas uma imagem onde o importante é a expressividade das cores e das formas.

Rockwell foi um pintor americano adorado pelos compatriotas e muito esquecido pelos seus pares e críticos do seu tempo, no entanto, porque soube, como poucos, retratar uma América onde também há quem saiba sorrir, quem goste de brincar, quem adore a ruralidade e quem tenha ideais nobres, hoje, outros olhos contemplam o seu extenso trabalho pictórico, que é apenas, e somente, a alma de um homem mostrada em cores e formas.

E vos deixo com um excerto do poema “Se, depois de eu morrer” de Alberto Caeiro heterónimo de Fernando Pessoa:


Se, depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas--- a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus…”

1 comentário:

  1. Não sou poeta, mas gosto de poesia, especialmente a poesia sensual. Gosto da poesia onde as palavras são sentimentos. Como não sou poeta, me considero divulgadora. Mostro a quem me visita, os poetas maravilhosos que encontro pelo meu caminho...

    Feliz Ano Novo e aparece no meu cantinho!!!!

    O TOQUE DE MIDAS
    http://rosarinho12.blogspot.com/

    Céu Rosário

    ResponderEliminar