segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Arte sem fim



As manifestações culturais estão em todo o lado: nos gestos, nos trajes, nas falas, nos desejos e até nos sonhos. A nossa imaginação é moldada nas vivências do dia-a-dia; desejamos o que julgamos possível imaginar e que esteja ao nosso alcance visionário; falamos de acordo com o nosso meio que é, afinal, produto de longos anos de convivência e de sociabilidade; trajamos em sintonia com as modas do nosso tempo, ou seja, em harmonia com a cultura contemporânea; gesticulamos, obviamente, com os trejeitos do tempo presente que, mais não é, comunicação de uns com os outros, através de posturas comuns, por todo o nosso planeta. E assim, sem darmos conta, nos manifestamos com atitudes culturais, que uns, mais afoitos que outros sabem tirar partido, criando obras ou situações que nos invadem e nos deliciam, de acordo com os nossos desejos e interesses. Coisas dos homens e dos tempos. Como sempre.

Este conjunto de aguarelas - obedecendo ao meu modo de trabalhar – procura, através de uma temática pré-definida, dar uma imagem de retratos de um tempo onde os gestos, os trajes, as falas (ou a ausência delas), os desejos e até os sonhos se vislumbram nas linhas e nas cores destas obras feitas em papel e com a pose de modelos. História da minha Pintura.

Recordo hoje as palavras de Paul Valery:

“O objectivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem.”

E vos deixo com a música de Bellini, a voz de Angela Gheorghiu e a ária Casta Diva da ópera Norma, que muito me acompanha no meu ateliê enquanto trabalho na solidão.


2 comentários:

  1. .. A SOLIDAO NAO SE DIVIDE. E QUEM PROCURA DIVIDI-LA COM OUTREM, TRANSFORMA TUDO NUM INFERNO, E TUDO SE TRANSFORMA NUMA PENOSA RELAÇAO QUE ANULA A BONDADE, A BENEVOLENCIA, A TOLERANCIA...
    Milan Kundera

    obrigada Joao

    ResponderEliminar