segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Agradecimento











João alfaro, 2016
Retratos de agradecimento
.




A exposição “No Feminino”, que teve por tema o nu feminino, é um olhar pela intimidade da mulher, em alguns contextos do lar, com o objetivo maior de retratar a serenidade e o encanto.


E chegou ao fim, após dois meses, esta mostra, que  só foi possível pela gentileza camarária, embora sabendo que compete aos organismos públicos servir o cidadão e não o seu oposto, mas nunca é demais saber agradecer.


Para mim foi muito gratificante ver um enorme cartaz anunciador do evento. A dimensão e o local onde se situava tinha todos os ingredientes para atrair visitantes. Foram os que foram e, a esses, em particular, o meu agradecimento. Tudo o que faço na pintura é apenas um devaneio e um gostar ardentemente de espalhar cores numa superfície, enquanto me deixo levar pela fantasia e pelos sonhos da importância de comunicar, pelo silêncio, o quanto é belo o lado artístico.


 Procurei que as minhas obras fossem, pela temática, um chamariz, dentro do enquadramento que as artes plásticas têm no contexto cultural. O balanço final é o possível no realismo do presente. Agora que se fechou mais uma exposição, outra, com novas telas, estão na calha para serem mostradas, porque é preciso caminhar e acreditar que vale a pena.


Pintar é ocupar um tempo na realização de uma obra que interessa a alguns poucos, como tudo na vida. Para mim é sempre uma entrega constante e um prazer imenso mergulhar nos mistérios da arte, mesmo que os espinhos sejam muitos e as nuvens negras também, mas há, algures, uma luz ao fundo do túnel.



E vos deixo com as palavras de Simone de Beauvoir, escritora francesa do século XX, que escreveu in,” Para uma Moral da Ambiguidade”:


“É o desejo que cria o desejável e o projecto que lhe põe fim.”


Sem comentários:

Enviar um comentário