quarta-feira, 1 de junho de 2016

A voz do desejo











“Natureza XII/XII”
Pintura sobre tela de 60 X 100 cm






Chegou ao fim esta primeira série de doze telas sobre a temática da natureza. Outras se seguirão. Eu trabalho sempre explorando várias vertentes do mesmo tema, até reunir o conjunto que mereça alguma apreciação. Como é hábito meu, as obras precisam de muito trabalho prévio, de estudos múltiplos para alcançar a meta pretendida. É sempre tão difícil chegar a bom porto, o que torna, paradoxalmente, mais aliciante ainda a luta e a persistência. Se fosse fácil- e a pintura, pode ser um território de facilitismos - não estaria ainda aqui, neste maravilhoso pesquisar enfatizado, como se fosse o melhor dos mundos, longe, portanto, de tanto e de tantos. É, no entanto, este rigor laboral e esta exigência que me prende a viver deste modo tão celibatário e, em simultâneo, tão cheio de emoções e de sonhares. E vale a pena, porque o caminho de cada um é o encontro do sonho e da realidade.







Pintar é, sobretudo, um estar isolado horas a fio, onde apenas a música (trabalho sempre com melodias clássicas) é a companhia certa. Pontualmente um ou outro imprevisto quebra a monotonia. Quanto mais tempo pinto, mais tempo preciso de pintar e só paro quando uma voz me chama. Uma voz celeste que o tempo não esquece. Nunca.



E vos deixo com as palavras de Steve Jobs:




“Se estás a trabalhar em algo excitante e do qual tu gostas mesmo muito, não precisas de ser pressionado para ter mais resultados. A tua própria visão puxa-te para a frente.”



Sem comentários:

Enviar um comentário