terça-feira, 7 de junho de 2016

Assinatura














Cada trabalho é concluído e identificado com a assinatura. Esta acaba por ser também um símbolo, uma imagem de marca, não pelo conteúdo, mas pela forma. Escondida muitas vezes na imensidão da tela e, habitualmente, ( no meu caso ) no canto inferior direito ou esquerdo, pretende ser apenas o reconhecimento autoral. Em caso de dúvida, o nome é o meio certo para a sinalização do criador de cada trabalho. Acontece também que quase sempre é apenas um pequeno elemento que passa despercebido, porque o importante é a qualidade da obra e o que a pintura significa, e não o nome do autor... mas há os que gostam ( e muito) de sobressair a identificação. Feitios...







Junto da assinatura coloco também a data da conclusão e no reverso faço o mesmo, juntando a data precisa da assinatura, com o dia certo, e indicando sempre o nome da pintura. É o modo que uso para visualizar o desenvolvimento do trabalho anual. Tempos houve em que registava em diferentes suportes cada obra. Agora porque a internet é uma janela abertura ao mundo e, porque também é,  o processo mais simples de mostrar o que faço, é a fórmula por excelência que uso. Fica lá tudo. Cada vez estou mais longe dos papéis, que apenas me servem para desenhar e desenhar.







Num tempo novo, em que a tecnologia substitui os hábitos seculares, paradoxalmente, agarro-me à pintura tradicional – papéis e telas – embora utilize processos contemporâneos de trabalho, mas ciente que vivo uma realidade cada vez mais distante ou, eu não fosse eu um longínquo errante.







E vos deixo com as palavras de Fernando Pessoa que escreveu in “Carta a Miguel Torga, 1930”:





” Toda a arte se baseia na sensibilidade, e essencialmente na sensibilidade....”



Sem comentários:

Enviar um comentário