quarta-feira, 15 de junho de 2016

Arte intimista













Escolhi esta tela como imagem de referência da próxima exposição de pintura que vou realizar, a partir do dia 1 de Julho, em Tomar, na Casa dos Cubos. Pinto, agora, a beleza feminina, tentando captar os momentos mágicos e solitários da magia que define cada um e, essencialmente, em momentos especiais, que são muitas vezes tão banais, mas carregados de simbolismo e, sobretudo, daqueles gestos únicos que gostamos tanto... ou, por causa deles, nos afastamos para sempre. Mas isso são outras histórias de vida, que a arte capta ou deveria destacar para questionar, porque é esse o seu papel, mas os tempos são outros, neste meu olhar.






Cada época tem os interesses maiores, que não são, de modo nenhum, os mais significativos e primordiais. Nada, ou quase nada, é como gostaríamos, porque o sentido crítico ou a postura negativista do estar transforma o bom em mau, o óptimo em execrável. É a falta de memória e  o dizer mal de tudo como se o sol fosse quente e radioso no inverno ou vice-versa. Nunca se está no sítio certo,  na hora correcta  e na plenitude do gostar.






É esta angústia, este eterno maldizer, este esconder e deixar a nu tanto oportunismo e inconsistência que arte procura levantar questões, mas os tempos são outros, porque sempre serão de insatisfação no mosaico heterogéneo de interesses e valores. Eu apenas me revelo no gostar da beleza que a mulher dá na pureza dos momentos mais simples e, provavelmente, mais sentidos e belos do ser e estar.







E vos deixo com as palavras do poeta e novelista russo Boris Pasternak que escreveu o livro “Doutor. Jivago” que li na minha adolescência e me fez olhar o mundo de um outro modo:







“A arte serve a beleza, e a beleza é a felicidade de possuir uma forma, e a forma é a chave orgânica da existência; tudo o que vive deve possuir uma forma para poder existir, e, portanto, a arte, mesmo a trágica, conta a felicidade da existência.”

Sem comentários:

Enviar um comentário