segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Gente boa







 
 
João Alfaro
Desenhos, 2015
 
 
 
Há tanta gente boa. Uns perdidos e desencontrados, outros fantasiando, lutando e ainda crentes. Todos percorrem os dias numa encruzilhada de encontros e de despedidas. É, nesse olhar, que o meu caminhar me leva a querer retratar a dimensão humana, agora, sobretudo, o lado mais intimista, na serenidade e no recato, de uma vida em que tudo se resume a um sopro de ilusões e de algumas certezas.
 
A arte é o reflexo de um tempo que usa os meios e processos contemporâneos para se afirmar. A internet permite a globalização e o rápido comunicar de ideias, métodos e intenções, razão para tanto mostrar, passo a passo, o meu trabalho, aqui. Cabe ao artista dar ênfase ao idealizado e eu, neste ver martirizado da inquietação que cada um transporta consigo, quero mostrar que não há só tristeza, nem memórias nefastas, mas um outro lado dos silêncios que cada um tem e, que é um gostar da alma gémea, esteja ela onde estiver. É esse lado mais secreto que as poses e o olhar me atraem sempre que retrato alguém, porque é o desejo expresso de deslindar a singularidade de cada um.
 
 
 
E vos deixo com as palavras que um dia Gustave Flaubert, escritor francês do século XIX, disse:
 
“A arte é, de todas as mentiras, a que engana menos.”


Sem comentários:

Enviar um comentário