segunda-feira, 9 de março de 2015

Retratar



 
 
 
João Alfaro
Aguarelas: “Retratos”.
 
 
Quando chega o momento de escrever, aqui, as dúvidas são sempre mais do que muitas, porque tenho um modo obsessivo de apenas querer consumir o meu tempo pintando, e não perdendo-me nas palavras e nas ideias breves, que são a substância da descrição dos dias. Apenas pretendo mostrar o lado que me fascina e conduz pelos caminhos da arte, razão deste blog. É um olhar sobre o maravilhoso e fantástico da envolvência apaixonante de construir uma figuração, que ilustre os interesses e a motivação maior, numa caminhada onde apenas o importante é narrar o prazer que pintar produz, sem que outras variáveis sejam consideradas ou relevadas, porque também há o desencanto e frustrações, mas eu prefiro o silêncio sobre o que me desgosta e apenas escrevo sobre o que me move apaixonadamente. O resto pouco interessa, porque de queixumes ando eu farto.
 
 
 
Encontrar é muito difícil, mesmo que a procura seja persistente, mas arte é um labiríntico procurar, onde apenas alguns se destacam, numa floresta de interesses e interessados. O importante é o momento mágico da criação, mesmo com os enganos todos e os ingénuos sonhos, porque criar traz consigo serenidade e acalanto. O resto não interessa. E por isso me envolvo tanto. Felizmente.
 
 
 
E vos deixo com as palavras de Oscar Wilde que escreveu um dia:
 
“Um retrato pintado com a alma é um retrato, não do modelo mas do artista. “


Sem comentários:

Enviar um comentário