terça-feira, 21 de março de 2017

Aqui e agora

















Num espaço inovador mistura-se a arquitectura industrial e os equipamentos das máquinas que, em tempos idos, transformaram cereais em farinha, com arte contemporânea.  São muitas as pessoas que revisitam o espaço em busca, sobretudo, de memórias do passado, em que o operariado era o motor da economia, embora débil e periclitante.


E é com visitantes conhecedores deste local que na Levada, em Tomar, a exposição “13 Luas”, albergando obras de dez artistas mostra, neste primeiro ano - o projeto é para anualmente realizar-se uma exposição -, um conjunto heterogéneo de obras, com o propósito único de criar um elo entre os artistas, numa relação em que a arte se mostra em locais aparentemente caóticos, com outros públicos e novos interesses.


Os artistas devem congregar-se em projetos para que estejam sempre envolvidos em novas iniciativas, para que faça algum sentido tanta criação constante de obras, que são, afinal, o retrato de um tempo, em que se pretende ilustrar a motivação e o fascínio que é conceber um produto de interesse, quantas vezes...duvidoso.






E vos deixo com as palavras do filósofo/sociólogo e músico Theodore Adorno que um dia disse:



“A tarefa actual da arte é introduzir o caos na ordem.”




Sem comentários:

Enviar um comentário