domingo, 5 de fevereiro de 2017

Passeios de domingo (II)











Esboços para uma nova série pictórica





Viajando no tempo depressa se regressa ao futuro. O que ontem foi, hoje já era. Tudo sucede num frenesim de eventos e de muitos sonhos desfeitos, com algum proveito nas curvas do destino, isto tudo para dizer que a aprendizagem dos dias é constante e, o que conta mesmo, é o instante vivido e saboreado logo, depois fica a memória, quando fica.




De repente uma lembrança adormecida nos convés do pensamento renasce e toma outra dimensão e significado. Agora estou a iniciar os primeiros esboços para uma nova série pictórica, que só foi possível neste meu viajar entre memórias, desejos e esperanças. Está a começar uma homenagem à criança através de figuras - tipo de hoje e de ontem, pelo menos neste caldo cultural, onde se estratifica quem é quem. E lá surgem as recordações de pessoas que o tempo transforma mas que a minha pintura teima em fixar, para que faça sentido gostar do instante e dos que amamos tanto, mesmo no silêncio e na ausência.




Basta, para mim, às vezes tão pouco, para que o pouco ganhe um significado e consistência que ultrapasse, talvez, as barreiras e chegue longe, bem longe, porque um pequeno gesto, uma frase, uma linha podem alcançar outros patamares. O que me fascina na pintura, como tantas vezes digo, ela é um pedaço de mim, e eu só quero descobrir apelativos prazeres estéticos, onde faço surgir os que me rodeiam, procurando sempre mostrar o lado mais encantador da natureza humana, sem selva, nem artimanhas, porque a vida é breve e eu estou farto de negatividade.




E vos deixo com as palavras de Leonardo da Vinci que escreveu in “Tratado da Pintura” :



“A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê.”




Sem comentários:

Enviar um comentário