terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Mil palavras





 
Imagem retirada do Facebook
 
Mil palavras?
 
 
 

Percebo bem que os dias (os anos, a vida) mudam muito. Quando vi,“ A Ronda da Noite”, pela primeira vez, estava extasiado, encantado, deslumbrado, feliz. Afinal estava mesmo ali, a uns escassos centímetros de mim, uma obra-prima da cultura ocidental. Senti-me, naquele instante, único. Era mais um desejo realizado: ver in loco um pedaço da vida de Rembrandt. Mas agora, perante esta imagem que percorre o mundo, me interrogo.

 

Uma imagem vale mais que mil palavras. Mas será mesmo? Que esconde a verdade da figuração? Sei que tudo está diferente. Felizmente. Os dias trazem sempre outras coisas. Melhores…quase sempre. Esta imagem transmite a ideia de jovens comunicando através das novas tecnologias, sem olharem para uma obra-prima que tanto me fascinou. Quem sabe se estariam a consultar dados sobre o artista e a sua obra? Talvez, talvez ou talvez não. Talvez comunicando, ali mesmo, com o colega ao lado, porque é mais simples dizer ao outro, sem olhar nos olhos. Talvez fosse isso. Ou talvez não.

 

Mas aqui caminho sempre no mesmo trilho. Já não vou mudar nada. Sei que poderia viver encantos mil, mas não sei ao certo se, de tantos encantos, tudo se transformaria num pesadelo. Vivo nesta fantasia do pintar tradicional, porque é o que mais me encanta, sabendo, contudo, que os tempos são outros. Uns sabem viver no presente e outros nas memórias do futuro.

 

E vos deixo com as palavras do jornalista, escritor e prémio nobel da Literatura José Saramago que um dia disse:

 

 

“ Nunca esperei nada da vida. Por isso tenho tudo.”

 

 

 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário