domingo, 1 de fevereiro de 2015

Em Construção

 
 
 
 
 
 
 
 
João Alfaro
“Deusa dos Bosques”, 2015
Tríptico de 100x180 cm (em construção)
 
 
 
 
Sempre me impressionou a imensidão e a persistência pela entrega a uma causa, sobretudo, quando o objeto é a fantasia e a imaginação. Hoje lembrei-me dele, do Van Gogh. Morreu relativamente jovem e deixou uma obra imensa. Os seus contemporâneos apenas descobriram muito depois que o seu trabalho, loucamente feito numa relação de paixão doentia, era um deleite estético, que outros vindouros, ainda hoje, se deixam deslumbrar. Foi um dos que me marcou e me orienta na sofreguidão por um desígnio, que é, apenas, um modo de estar.
 
Outros, muitos outros me encantam e me conduzem. De tanto querer representar alguma significância, encontro na pintura a expressão ideal, onde os campos de pesquisa não terminam e o desejo de mais achar preenche tanto de mim. Agora entre vários projetos, os dias passam num ápice, porque há sempre tanto para fazer que nunca me basta o que me reserva o tempo.
 
“Deusa dos Bosques” é um tríptico onde a dominante é a natureza e a beleza humana num eterno jogo de procuras, em que, essencialmente, quero mostrar que gosto de ir por aí, sempre na persistência e no acreditar que vale a pena. E cada vez gosto mais de pintar.
 
 
 
 
E vos deixo com as palavras que um dia Nelson Mandela disse:
 
“Qualquer pessoa pode elevar-se acima das suas circunstâncias e alcançar sucesso, caso se dedique e tenha entusiasmo pelo que faz. “


Sem comentários:

Enviar um comentário