segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dúvidas e certezas

 
 
 
 
 
 
 
 
 
João Alfaro
“Márcia”, 2015
Pintura sobre tela de 80x80 cm
 
 
 
 
Será sempre permanente, em mim,  este estado de alma em que as dúvidas e as certezas são uma constante, num jogo contínuo de juízos de valor instáveis. Na procura pela motivação maior, com o desejo expresso de plasticamente construir a singularidade que traduza um tempo e um modo, que se prolongue na especulação das análises e que seja, também, objeto de contemplação e fruição, me arrasto. Agora e sempre. Umas vezes mais crente e sorrindo, outras nem tanto, mas ciente que o caminho, por muito agreste ainda é, e será sempre, o melhor do momento, sem sofismas nem preconceitos, apenas e só com dúvidas, muitas mesmo, e as certezas do momento.
 
 
Agora, mais do que nunca, num tempo onde as ideologias se cruzam num conflito religioso de fundamentalismo e medos sem fim, com os preconceitos e os tabus que fizeram história, e que estão a regressar em muito lado, procuro, enquanto me deixarem, usar a liberdade para mostrar quanto é belo olhar e ver que a beleza é contemplativa, e que realça o melhor que há na valorização da autoestima, de quem sabe tirar partido do estar sem receio das censuras moralistas, que apenas traduzem ignorância e frustração.
 
 
“Márcia” interpreta , a meu ver, um modo de retratar a beleza, respeitando os valores maiores que me conduziram até aqui.
 
 
 
E vos deixo com as palavras que James Joyce disse um dia:
 
“Ninguém presta à sua geração maior serviço do que aquele que, seja pela sua arte, seja pela sua existência, lhe proporciona a dádiva de uma certeza. “
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário