sábado, 24 de maio de 2014

Objetivo




 
 
 

 

João Alfaro

 

“Beijo”, 2014

 

Pintura sobre tela, 80X80 cm

 

 

 

 

Quando pinto o que quero é ilustrar um tempo e um modo: o meu, obviamente. O modo como vejo o que me cerca, mas apenas e só, determinados valores no relacionamento com os outros. Procuro enfatizar o sublime dos momentos que encantam a intimidade de cada um. Não é meu propósito entrar pelo lado ideológico da vida e mostrar o desencanto social com as desigualdades de um mundo injusto, onde uns são o que são e todos os outros nada valem. Porque sempre vivi num espaço muito confiscado, embora seja viajado, gosto, sobretudo, da proximidade dos viveres, e não tenho em mim a sabedoria do fazer pelo melhor dos outros, embora esteja atento e pontualmente crítico, mas confessadamente desapontado. Porque entendo que a vida passa também pelo lado mais aconchegado, que encerra em si o prazenteiro dos sentidos, a minha pintura é um olhar dos que me envolvem e comigo comungam, longe portanto das dialéticas dos caminhos, apenas e só pela harmonia dos encantos estéticos.


 

 

 

 

E vos deixo com as palavras de Lao-Tsé, que disse um dia:

 

 

 

"Se estiveres no caminho certo, avança; se estiveres no errado, recua."

 

Sem comentários:

Enviar um comentário