segunda-feira, 28 de abril de 2014

Quarenta anos é muito tempo




















João Alfaro
 
“Encontro”
Pintura sobre tela de 50X50 cm de 2013
 
Pintura a expor em Santarém no Fórum Ator Mário Viegas a partir de 3 de maio.
 
 
 
 
De jovem cheio de sonhos a grisalho com os pés assentes no chão, é o que me resta dos imaginários cenários de fantasia, onde a pintura – razão para um caminhar – não se traduziu no expectável. Entre dúvidas e certezas, destes quarenta anos de pintar, reconheço que, no balanço, das encruzilhadas do destino, a entrega e o desejo ardente fazem parte de mim, por muito solitário e anónimo percurso que seja o meu, nunca vou desistir de ir por aí, pois é na edificação da obra plástica que encontro a serenidade e preencho muito de mim, nesta busca de encantos que é o viver com ambições, mergulhado nas cores e nas formas que gosto tanto.
 
Na procura com encontros e desencontros o tempo passou. Conheci tanto mundo que a memória se desfez de nomes e narrativas. Agora, confiscado a um espaço de trabalho, procuro encontrar novos motivos que me façam continuar na senda que me trouxe até aqui, dado que há sempre uma descoberta para fazer e o desejo de querer mais e mais, porque o tempo tem um tempo e é preciso preencher esse tempo e, nada melhor, para mim, que me cercar do que gosto de fazer, mesmo que a minha passada seja diferente.
 
 
 
E vos deixo com as palavras de Henry Thoreau:
 
"Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor."


Sem comentários:

Enviar um comentário