domingo, 18 de dezembro de 2011

Prendas de Natal


Todos os anos o mesmo ritual: prendas de Natal. Todos (os que podem) pelas mais variadas razões, na quadra festiva, fazem questão de ofertar alguma coisa a este mundo e o outro. É um bom negócio para os que vendem, todavia, a simbologia tem um alcance único. Aqueles de quem gostamos, porque estão nos nossos corações, têm, certamente, uma prenda. Quando isso não acontece, é mesmo trágico sentimentalmente...

Objetos que fizeram as delícias de várias gerações são hoje peças de museu, de interesse apenas histórico e não um meio de deliciar, cativar e valorizar os saberes através do manuseamento e do desejo de descobrir e inventar fantasias. Com as novas tecnologias os gostos e os modos são agora diferentes. Agora há outros sistemas de captar e atrair os mais jovens e os graúdos donde, muitas das prendas de Natal são, atualmente, bem diferentes do que foram num passado recente. Se tudo muda, obviamente, também as prendas de Natal.

 
Esta pequena aguarela retrata a temática do brinquedo e o prazer que isso gerava. Um pintor é um cidadão do mundo que através das imagens conta o seu tempo e as suas recordações. História da Minha Pintura.

E vos deixo com as palavras de Victor Hugo que disse um dia:

“Os tempos primitivos são líricos, os tempos antigos são épicos, os tempos modernos são dramáticos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário