domingo, 11 de dezembro de 2011

Ontem, hoje e amanhã


O passado é um olhar selecionado sobre o que aconteceu; o presente é uma esperança; o futuro é a eterna incógnita do desconhecido. Três períodos que correspondem a diferente estados de alma. Os objetivos mudam de acordo com o que sucede. Grandes desejos podem descambar em infelizes desfechos; um mero episódio é capaz de conduzir a destinos impensáveis. Tudo é um roteiro de incertezas que rolam segundo um princípio comum: a natureza humana e a imprevisibilidade. É esta a nossa sina.

Esta pintura é um retrato de um espaço e de uma atitude num tempo que tem os seus comportamentos e valores. É hoje assim. Ontem foi diferente e amanhã também, no entanto, o tempo nunca muda a natureza humana, mesmo que as perspetivas sejam temporais. O que é sempre igual está nas emoções. Umas mais expressivas; outras mais surdas; outras ainda mais agrestes, todavia, há uma diferença entre o sensível e a indiferença. Quando estamos perante iguais cenários sensoriais somos todos iguais... ou quase, porque há, também, a loucura dos homens.

“Ontem, hoje e amanhã” é uma pintura em tela de 80X100 com de 2011. Cenário idílico com cores frias procuram ilustrar este meu olhar sobre a condição humana.

E vos deixo com as palavras de Maricá in “Máximas”

“O homem mais sensível é necessariamente o menos livre e independente.”

Sem comentários:

Enviar um comentário