sábado, 3 de agosto de 2013

Prazeres de verão









João Alfaro
"Prazeres de verão"
Pintura sobre tela, 2013
 
 
 
 
 
 
Agora é o tempo de muitos rumarem a outras paragens; a outros prazeres; a outras descobertas. Também há os que ficam. Os que não podem, não querem, não sabem ir por aí. Quer uns, quer outros o destino é o mesmo: viver um dia de cada vez. Não há que enganar. A vida decorre instante a instante: agora bem, depois logo se vê.
 
Quando o calor aperta a vontade das vivências é diferente. Em casa, na rua ou na praia, a postura e a alegria solar fazem a diferença. Dos fechados viveres se saboreia a vida ao ar livre, com passeatas  envergando as vestes apropriadas dos tórridos dias. Quanto é bom olhar, ver  e sentir que a vida é bela, mesmo que falte tanto.
 
Entre o possível e o imaginário os dias passam, como se tudo fosse breve e insignificante, porque, verdade seja dita, a valorização das atitudes e do bens é apenas uma questão cultural. Nascem e morrem ideias, projetos e realidades pela vontade dos desígnios do momento, e, como todos os momentos, o que ontem era certo, hoje talvez não seja assim. O que eu sei mesmo é que está calor. Quando as temperaturas sobem resta-me (por enquanto) umas amizades para confraternizar. E lá vou eu ao encontro dos amigos do costume, depois da fobia pictórica que é o âmago deste meu viver, entre a fantasia e a realidade.
 
Bom verão.
 
 
 
 E vos deixo com as palavras de Virgílio, in Éclogas:
 
“Cada um é arrastado pelo seu prazer.”



Sem comentários:

Enviar um comentário